A economista e mestranda na área de Economia Solidária, Emmanuele Araújo da Silveira, levará o nome de Contagem para o mundo, ainda neste mês. A jovem, de 26 anos, visitou o gabinete da prefeita Marília Campos, na última segunda-feira (12/9), e explicou sobre o evento que participará na cidade de Assis, na Itália, onde encontrará o Papa Francisco. O evento faz parte do movimento “Economia de Francisco e Clara”, organizado pelo Papa com o objetivo de sensibilizar os jovens de diferenças de crenças e nacionalidades para pensar uma nova economia mundial, mais justa e mais sustentável. Cerca de mil jovens de todo o mundo participarão.
Marília Campos demonstrou alegria e satisfação com a visita da jovem. “A economia solidária é uma área que estamos investindo muito aqui na cidade. Me sinto muito orgulhosa em saber que ela levará notícias de nossas realizações ao Santo Padre”, disse.
De acordo com a organização do evento, a maioria dos jovens que irá ao evento é da Europa (35%), América Central e América do Sul (30%) e África (20%). Ásia e América do Norte também estarão representadas, com 8% e 6%, respectivamente.
Os jovens de Assis se encontrarão nas 12 "aldeias" temáticas - que seguirão as virtuais nas quais eles trabalharam nos últimos dois anos: Trabalho e cuidado; Administração e dom; Finanças e humanidade; Agricultura e justiça; Energia e pobreza; Vocação e lucro; Política para a felicidade; CO2 da desigualdade; Negócios e paz; Economia é feminino; Negócios em transição; Vida e estilos de vida.
A estudante também faz parte do Grupo de Reflexão e Trabalho sobre a Economia de Francisco e Clara, da PUC Minas, e é conselheira do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG). Em razão de seu trabalho, Emmanuele foi escolhida pelo Colegiado de Ciências Econômicas da PUC para representar a instituição no encontro.
"É importantíssimo para nós, jovens, termos a possibilidade de discutir uma economia mais justa, solidária e inclusiva em âmbito mundial. É ainda mais gratificante saber que uma pessoa da grandeza política, social, religiosa, econômica e cultural, como o Papa Francisco, é a responsável por tal chamado. Fico feliz em poder representar a PUC Minas e, ainda, poder discutir a contribuição de Contagem, minha cidade, nesse "realmar" da economia - proposto pelo Santo Padre", afirmou Emmanuele.
Também estiveram na reunião a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniella Tiffany, a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro, e o assessor jurídico da Secretaria de Educação, Carl Benzaquen.